segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Coragem, filho, já falta pouco!



O tempo passa, certo do seu ritmo e da influência que tem no Homem e nas coisas! Este mês o espaço tornou-se infinito, comparando o colo dos pais e aquele lugar estático perto dos brinquedos com o mar de madeira e azulejos que cobre o chão da nossa casa e onde adoras navegar, sem rumo, à deriva.

Aos poucos, e só de vez em quando, os pés ancoram nesse mar, as pernas tornam-se firmes mastros e abraçam o equilíbrio e, por momentos breves, as mãos estão livres para voar, longe dos tão familiares apoios nas diversas ilhas que interrompem esse infinito. São segundos, bem sei, mas entre um sorriso comovido, vemos imagens que parecem durar...

---//---

O João está a crescer, quase a andar, quase a falar as suas primeiras palavras (já se percebe um 'olá' embora ainda dito na forma 'adá') e todos os dias sabemos melhor quem é 'o João', o que o nosso filho gosta, o que o faz rir, chorar e pasmar, o que o acalma, o que o faz demorar mais tempo a adormecer... todos os dias o João nos conhece melhor e, sempre com uma expressão provocadora, vai testando os seus limites procurando levá-los para mais longe.

Todos os dias são mágicos, mas o dia de hoje foi especial - esteve a brincar na areia do parque, a descobrir as cócegas da sílica fria e húmida nas mangas do casaco, a apertar e estalar as folhas secas que as árvores dispensaram !... O João está a crescer, a tornar-se um menino e a despedir-se do bebé que recebemos há dez meses e meio nas nossas vidas.

Vêm novos tempos, novos ventos, novos rumos. Terás novas aventuras e experiências que jamais pensaste existirem. Terás nos dedos as texturas das coisas, nos olhos a ilusão de novas cores e novas formas, nos lábios a poesia dos sons e descobrirás em pouco mais de dez meses a magia de andar, vertical, libertando as mãos do chão e poder olhar para a frente sem ter de levantar a cabeça. Será esta a tua nova fase, o teu novo desafio, mas tens, e sabes que sempre terás, para sempre, o nosso apoio, o nosso mimo, a nossa presença, os nossos ombros para rir, chorar ou simplesmente adormecer.

Dorme bem, vais precisar de todas as forças!

2 comentários:

miguel disse...

Pois, aqui temos um belo e comovente texto. Sorte do joão , ter os pais que tem!

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.