segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Foto-dilema homem-máquina

Ontem estive a ver fotografias tiradas por mim e pelo Faustino no
casamento do dia anterior. É sempre intimidador e simultaneamente
empolgante estar a ser avaliado pela qualidade do nosso trabalho,
ouvir quem perde o seu tempo a ensinar-nos a chegar mais perto do
'nirvana'.

No primeiro casamento que fotografei com o Faustino ele disse uma
coisa interessante - «aproveita para experimentares coisas novas,
estás com as 'costas quentes'». E assim fiz! Experimentei, testei e
com isso aprendi! No Sábado fiz o mesmo, mas com menos sucesso. Os
resultados foram abaixo do (por mim) desejado, falhando
enquadramentos, exposições e afins.

(Re)Aprendi o que já sabia - tenho muito para aprender. E aprendi
outra coisa... a minha já velhinha D100 tem muito mais para dar caso
eu saiba tirar melhor proveito dela - e tenho vindo a aperceber-me que
ainda não sei quase nada mesmo... Por isso... a D300 terá de esperar.
Não vou nem quero investir em «tirar más fotografias com maior
qualidade!», como disse ao Faustino no último Sábado. Hei-de
merecê-la, quando a máquina for o limitador da minha fotografia ou
quando o sensor for tão melhor que os resultados da D100 parecem uma
velha imagem 'sépia', desgastada pelo tempo.

Até lá muitas fotografias e muitas críticas hão-de tornar-me melhor fotógrafo.

Sem comentários: