quinta-feira, 13 de maio de 2021

Tempus fugit

Voltei ao blog - voltei à Caneta Digital! Dois anos e meio em silêncio, longe daqui... e às tantas longe de mim!

Não tenho tema específico, mas quis apenas escrever, voltar a escrever, documentar algumas novidades e procurar "reativar-me", para ver se não demoro dois anos a cá voltar. Vou, por isso, escrever sobre o "o João, o do meio e o outro", os meus três filhos que preenchem a casa e a Vida e que tanto nos ajudaram a manter a "normalidade" nesta pandemia tão extraordinária que tornou a nossa casa numa habitação realmente permanente!!

 

O João já não é uma criança - é um miúdo feliz e bem-disposto, cheio de humor, alto, magro e musculado, que acompanho nos treinos de Taekwondo duas vezes por semana. Começou a tocar guitarra há cerca de um mês e tem tocado todos os dias. Já sabe umas músicas que o Youtube lhe ensinou, mais viradas para o rock - Green Day, Scorpions, Metallica e outros congéneres! Embora tenhamos pena de ele ter deixado de tocar piano, para o qual tinha uma notável capacidade e sensibilidade, a verdade é que nunca tocou com tanto gosto como toca agora na guitarra - a minha Sigma, por sinal, que de minha já tem pouco ou nada!

O Henrique é também bem disposto, frequentemente feliz, embora mais introvertido do que era há uns anos - quem diria, hein?!? Adora ler os seus livros do Diário de um Banana ou similares, levando-os todos os dias para a mesa enquanto come, alheado do que se passa à volta (há vícios piores!...). Quer ir atrás dos amigos para todo o lado e por isso agora está a ter aulas de guitarra com o Francisco 'Nori' Noriega, às terças-feiras depois das aulas, na antiga Casa da Árvore. Amanhã vamos comprar-lhe uma guitarra Admira 3/4 em segunda-mão (via OLX) para ver se ele cumpre o prometido - que se tivesse uma guitarra mais adequada ao tamanho dele, "como a do Nori", que tocaria mais vezes por semana!... Veremos, mas não custa tentar!

O Pedro, o mais recente da ninhada, é um poço de felicidade e animação, cheio de brincadeiras que aprende na escola ou que - sem qualquer pudor - rouba aos irmãos mais velhos como se tivesse a idade deles. "Conheces o Joe? Qual Joe, Pedro? O Joe Mama!!!". E assim vai repetindo (ou papaguiando) as loucuras dos irmãos, rindo e contagiando-nos com a espontaneidade e irreverência que nele transbordam. Soma-se um volume quase infinito de mimo que nos exige mas que devolve em dobro,  embrulhado em beijos e abraços, e resulta uma família mais completa pela presença do "caganito". Adora identificar e desenhar letras, desenhar e pintar, ouvir histórias, brincar ao faz-de-conta, tomar banho, ajudar na cozinha, andar de bicicleta e claro, sempre que pode, ver televisão - algumas séries que pode ver com os irmãos ou os Power Rangers, os heróis dos últimos meses!


Todos dormem, incluindo a Ana que confundiu novamente o sofá com a cama, enquanto escrevo estas linhas na sala. Mas é quase uma da manhã... chegou a hora de me juntar a eles...

Sem comentários: